sexta-feira, 2 de julho de 2010

- Quem somos??

Somos alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Juracy Mª Brosig de Joinville-SC. Os nossos nomes são Elienai, Talita e Simone. Esse Blog foi feito para a disciplina de Geografia; nesse Blog iremos abordar um assunto muito interessante, sobre a "Energia Solar". Aqui iremos postar conteúdos resumindo o assunto, vídeos e fotos, que esclarecerão várias curiosidades e duvidas.

- Dúvidas Provisórias: (Grupo)

Como podemos definir a Energia Solar?
Qual é a importancia da Energia Solar?
Vantagens e desvantagens da Energia Solar?
Porque a Energia Solar é importante?

- Esse vídeo foi postado por Elienai Alves, pelo e-mail de Talita Pereira *...*
- Desenho ilustrando a chegada
da Energia Solar




- Imagem Demostrativa: Energia Solar




Certeza Provisória:

- A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Essa postagem foi feita por Elienai Alves, invadindo o e-mail de Simone Novak!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Certeza Provisória:

- As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossintese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Certeza Provisória:

- Energia solar é formada pelo Sol!

Energia Solar

Energia Solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba. A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.Os países que mais produzem energia solar são Japão, Estados Unidos e Alemanha.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Definição

O sol sempre foi uma fonte de energia. Por exemplo, quando pomos as roupas a secar ao sol usamos o seu calor. As plantas usam a luz do sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas. Por fim, tal como aprendemos anteriormente, a decomposição de animais e plantas durante milhões de anos dá origem ao carvão, petróleo e gás natural. Por isso, os combustíveis fósseis que actualmente dispomos começaram por ser luz solar á milhões de anos atrás.
Aquecimento solar da água
O sol também pode ser usado para aquecer água nas nossas casas e empresas.
O sistema de aquecimento da água através do sol começou-se a utilizar na Califórnia por volta de 1890. Nesta altura provou-se que este sistema era mais benéfico que o carvão ou a madeira queimada. O gás artificial feito a partir do carvão também era um bom combustível para aquecimento mas era muito caro e a eletricidade ainda era mais cara. Por estas razões, naquela época muitos eram os lares que usavam o sistema solar para aquecer a água.
Em 1897, 30% das casas de Pasadena, cidade perto de Los Angeles, estavam equipadas com placas solares. Á medida que se fizeram progressos e melhorias os sistemas solares começaram a ser usados no Arizona, Florida e em muitos outros lugares dos Estados Unidos. Por volta de 1920, foram descobertos depósitos subterrâneos de gás natural e petróleo. Á medida que o seu preço se tornou acessível, os sistemas solares foram substituídos por combustíveis fósseis.
Os tipos de Energia Solar

Os métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:

Direto significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem.
Exemplos:
A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade. (A conversão a partir de células fotovoltaicas é classificada como direta, apesar de que a energia elétrica gerada precisará de nova conversão - em energia luminosa ou mecânica, por exemplo - para se fazer útil.)
A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo - esse princípio é muito utilizado em aquecedores solares.
Indireto significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.
Também se classificam em passivos e ativos:
Sistemas passivos são geralmente diretos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxos em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.
Sistemas ativos são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta. Sistemas indiretos são quase sempre também ativos.